Logo do serviço. (Foto: Reprodução)
A tecnologia usada hoje no Google Earth só foi adquirida pelo Google porque os engenheiros da empresa acreditavam que estavam diante de um potencial super videogame. No entanto, o serviço se tornou muito mais importante do que isso. O produto pode ser um auxiliar e tanto para diversas causas com preocupações sociais e ambientais.E o site Mashable realizou uma pesquisa para mostrar dez utilizações da ferramenta que foram bastante úteis para diversas causas nobres. Duas delas são brasileiras, ambas relacionadas à Floresta Amazônica.
Confira a lista abaixo:
Floresta Amazônica
Uma organização não governamental da Amazônia solicitou ao time do Google Street View para rastrear a comunidade local e capturar imagens do Rio Amazonas e da Floresta Amazônica para permitir que pessoas de fora vissem as suas belezas e parassem de tentar invadir a região.
Tribo Surui
Uma tribo da Floresta Amazônica utilizou o serviço do Google para monitorar o desmatamento no local, com a ajuda de celulares Androids. O grupo monitora o estoque de carbono nas florestas locais.
Instituto Jane Goodall
O Instituto Jane Goodall, da África, trabalha para preservar animais no lucal e utilizou o Google Earth para mapear o desaparecimento de habitats naturais em países como Uganda e Tanzânia.
Appalachian Voices
Uma ONG chamada Appalachian Voices, da Carolina do Norte, usou o Google Earth para ilustrar a escala de destruição das montanhas locais por conta da exploração mineral. O vídeo, de quatro minutos, tem mais de 21 mil views no YouTube.
Movimento Cinturão Verde
O Movimento Cinturão Verde usou o Earth para mapear projetos de plantação no Quênia. O trabalho com os vegetais vinha sendo feito para lutar contra o aquecimento global, porém estava sendo prejudicado por pessoas mal intencionadas.
Urbanização na China
O programa ambiental da Organização das Nações Unidas (ONU) também já usou o Earth. Foi na urbanização da cidade de Shenzhen, na China, que virou uma megalópole nos últimos 25 anos. O grupo criou um mapa comparando as mudanças drásticas que a cidade sofreu neste período e o impacto ambiental causado por elas no local.
ONU no Aral
A ONU também utilizou o Earth no Aral. A dramática redução do mar no local, que fica no centro da Ásia, por conta da irrigação e dos problemas de distribuição de água, problema que toma conta do local desde os anos 60. O mar tem agora um quarto do tamanho que possuia há 50 anos.
Memorial ao Holacausto
O Memorial ao Holocausto, nos Estados Unidos, usou o Google Earth para expor a crise do genocídio em Darfur, que foi um dos maiores crimes contra a humanidade nos últimos anos. O mapa mostra testemunhas, depoimentos e fotos de vilas queimadas e das situações dos refugiados.
Salve Redwood
Na Califórnia, um grupo utilizou o Google Earth para a campanha “Save the Redwoods League”. A ideia da campanha era demonstrar a importância da floresta da Califórnia para a região.
Enciclopédia da Vida
A Enciclopédia da Vida criou um mapa do Google Earth para conscientizar as pessoas da importância da vida marinha. O problema em questão é uma variação das algas assassinas, que são uma grande ameaça aos animais aquáticos.
Via Mashable
Nenhum comentário:
Postar um comentário