segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Por que o Windows do seu PC fica lento com o tempo?

Por que o Windows do seu PC fica lento com o tempo?:


Os usuários do Windows veem, com o passar o tempo, seu computador ficar cada vez mais lento. As razões para que isso aconteça são várias, mas é possível evitá-las. Neste artigo, explicaremos o porquê e como evitar que seu sistema operacional fique tão "pesado".



Muitas pessoas têm o péssimo hábito de instalar e desinstalar programas o tempo todo. Isso é muito ruim para o Windows, pois uma das maiores causas de lentidão é o que chamamos de “lixo”. Tal procedimento normalmente deixa “partes” do programa ou até mesmo entradas no registro inválidas, o que faz com que o sistema tenha mais itens para ler quando for procurar algo. É como pendurar uma prateleira na parede e depois decidir retirá-la: os furos permanecem lá.



Outra atitude muito comum na hora de instalar um programa é não observar o que diz a instalação e sair clicando "Next" até finalizar. Muitos softwares ativam a opção de inicializar com Windows automaticamente. Isso faz com que o computador leve um tempo muito maior para carregar o sistema operacional, já que torna-se necessário gerenciar um grande número de aplicativos ao mesmo tempo.



Uma das soluções mais drásticas para resolver o problema da lentidão é reinstalar o sistema operacional. Existem, no entanto, alternativas, que devem dar inclusive menos trabalho. Você pode (e deve) realizar “faxinas” no computador para apagar arquivos de cache, programas desnecessários, entradas inválidas no registro etc. Então, para evitar ter que reinstalar o Windows a toda hora, aí vão algumas dicas de prevenção.



Utilize ferramentas de limpeza



As chamadas ferramentas de limpeza fazem a faxina no seu computador de maneira fácil, rápida e automática. Um programinha muito comum é o CCleaner, um software gratuito, que limpa inclusive o registro.



CCleaner (Foto: Reprodução/Claudia Sardinha)CCleaner (Foto: Reprodução/Claudia Sardinha)


Elimine o carregamento automático



Desativar o carregamento automático de programas desnecessários com a inicialização do Windows deve melhorar o desempenho da máquina. Se você instalou algo dessa forma, para desfazer basta ir em Iniciar, depois em "Executar" e escrever "msconfig", sem as aspas. Vá na aba inicializar, desmarque programas como Msn, Skype e atualizações do realplayer etc.



mscongif (Foto: Reprodução/Claudia Sardinha)Selecione que programas devem ser iniciados junto do Windows (Foto: Reprodução/Claudia Sardinha)


Mantenha apenas os aplicativos essenciais para o funcionamento do PC. Afinal, não quebra a mão dar um duplo clique no ícone do Skype ou Msn, por exemplo, para abri-lo somente na hora do uso, não é mesmo?



Exclua arquivos desnecessários



Mantenha pastas como "Meus Documentos" organizadas, somente com os arquivos realmente importantes. Da mesma forma, cuide para que a lixeira esteja sempre vazia, o que deve inclusive livrar um bom espaço no HD. Apagar o histórico do navegador periodicamente também é uma boa pedida.



Você pode também apagar os arquivos temporários do computador. Para tanto, abra o Windows Explorer e acesse a pasta "Documents and Settings". Feito isso, entre na pasta com o nome do usuário, então em "Configurações locais" e finalmente em "Temp". Algumas destas pastas só serão visualizadas ativando a opção "Visualizar pastas e arquivos ocultos" no menu ferramentas no Windows Explorer (vá em "Opções de pasta", depois em "Modo de exibição" e, em "Pastas e arquivos ocultos", marque a caixa "Mostrar pastas e arquivos ocultos").



Desfragmente o HD



Desfragmentar o HD de tempos em tempos pode garantir um melhor desempenho para a sua máquina. Recomendamos que você execute o processo a cada três meses.



Desfragmente o HD (Foto: Reprodução/Claudia Sardinha)Desfragmente o HD (Foto: Reprodução/Claudia Sardinha)


Use duas partições



Quando instalar o Windows em sua máquina, procure fazer duas partições. A principal é a "c:", que é o local onde se instalam os programas. Qualquer outra coisa (fotos e documentos, pro exemplo) deve ficar na outra partição. Isso evita ocupar espaço no HD da partição onde fica o Windows, o que pode provocar lentidão.



Utilize a máquina virtual para testar programar



Evite ficar instalando e desinstalando programas. Mas, se achar necessário testar algum software, tente fazer isso através de uma máquina virtual. Esse tipo de procedimento é o que mais deixa o computador lento, acredite!



Com esses cuidados seu computador não terá problemas de lentidão.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário